maio 27, 2009

Blog # 361

Cenas de vida e morte (e de amor e desonra) como aquela que aconteceu em Vila do Conde esta semana, davam para um filme que ainda não foi feito sobre a vida dos ciganos em Portugal. Yara vivia com o neto de Miguel Cigano em casa dos pais dela. Os pais de Yara, que suspeitaram que ela estava grávida, foram oficializar o pedido de casamento a casa do rapaz – mas a família deste foi clara: o rapaz já estava prometido a outra, não haveria casamento. Pior: Carlos Boguinha, o pai de Yara, foi morto a tiro e o seu cunhado Romão ferido. A polícia, chamada durante a discussão, tentou o que tentou, mas a tragédia já lá estava, manchando de sangue a rua. O tiroteio vai continuar entre as Caxinas e Vila do Conde. O namorado de Yara negoceia em peles; quanto a Yara, tem apenas 12 anos.

***

No Verão também devemos ler livros terríveis, densos, longos. E bons. É o caso de ‘A Montanha Mágica’, de Thomas Mann, em nova edição (D. Quixote), para acompanhar a vida de Hans Castorp num sanatório das montanhas. São 800 páginas.

***

FRASES

"Não fiquem em casa, não vão de férias, não aproveitem os feriados." Cavaco Silva, ontem, no CM.

"Este é precisamente o apelo que pode fazer com que me estreie na condição de abstencionista." Manuel Jorge Marmelo, no blogue Teatro Anatómico.

Etiquetas: