maio 26, 2009

Blog # 360

Fixem este nome, João Salaviza. Para quem não viu ‘Arena’, o seu filme agora distinguido em Cannes com a Palma de Ouro das curtas-metragens, um conselho: veja, porque faz bem. O júri reconheceu “a emergência de um talento cinematográfico” neste realizador que é andarilho e conhece os humores de Buenos Aires, onde também estudou. Isso ajuda, a distância. O que mais comove é essa distância – a mesma que lhe fornece alimento para uma modéstia inusual e muito produtiva, espera-se. Salaviza pode bem representar uma nova geração que tem aparecido sem mendigar nem vociferar, amando o seu trabalho e tendo na conta bancária sobretudo um enorme talento. Esse capital não se pode desperdiçar. É um bem inestimável e, vistas as coisas, faz a diferença entre gerações. Fixem este nome.

***

João Gonçalves mantém desde há anos um dos melhores blogues portugueses, o Portugal dos Pequeninos. É esse o título do livro (na Bertrand) que vai esta semana para as livrarias. Sobre um Estado sem ponta por onde se lhe pegue.

***

FRASES

"Se eu morrer, lembra-te que te amo muito." Tiago Borges, 22 anos, para a namorada, no acidente num carrossel em Matosinhos. Ontem, no CM.

"No início, e porque sou ecologista, quem mais me irritava eram os nossos ecologistas políticos." Maradona, no blogue A Causa foi Modificada.

Etiquetas: