maio 19, 2009

Blog # 355

Há menos de quinze dias morreu Idea Vilariño, uma poeta fundamental da geração de Mario Benedetti, que na mesma altura entrara doente no hospital. Benedetti morreu anteontem, em Montevideu. Sabemos pouco dele em Portugal, mas vale a pena dizer que é o autor de ‘A Trégua’, um romance belíssimo e perturbador que passou ao cinema como uma pequena obra-prima. Do Uruguai vêm vozes de uma literatura importante; mas Benedetti é quase tudo – poeta, ficcionista, ensaísta curioso, voz de uma geração que acreditava na literatura. Não se ficou pelos lugares-comuns (como o compatriota Galeano) nem se permitiu o ressentimento, apesar do exílio e das perseguições. Era um poeta simples, maravilhado: “Não é só o rio que não se repete/ Nada pode ser contemplado duas vezes/ nos teus olhos.”

***

Li o primeiro capítulo do novo romance de José Eduardo Agualusa, ‘Barroco Tropical’ (Dom Quixote): construção soberba, uma mulher caindo do céu – iluminada pelos relâmpagos e por uma escrita belíssima. Vai chegar às livrarias.

***

FRASES

"A exibição da intimidade é, na maior parte dos casos, ridícula, e, nos que sobram, pior." Paulo Tunhas, no blogue Cachimbo de Magritte.

"O seio esquerdo de Bárbara Guimarães passou a noite a congeminar planos de fuga, mas sem sucesso." Rogério Casanova, sobre os Globos de Ouro, no blogue Pastoral Portuguesa.

Etiquetas: