maio 06, 2009

Blog # 346

Nestes dias de gripe, o melhor é imaginar viagens quase impossíveis. Por exemplo, as de Alexander Von Humboldt, que morreu há 150 anos (exactamente a 6 de Maio de 1859). Este homem foi botânico, geólogo, oceanógrafo, físico, vulcanólogo, filósofo e creio que poeta. Já não há homens como Von Humboldt – não só porque o mundo foi ficando mais estreito mas, também, porque a nossa curiosidade abrandou. Foi sobretudo um grande viajante: percorreu a Europa, claro, mas também a Ásia e a América antes de ter dado uma volta ao mundo com Thomas Cook. Subiu aos vulcões do Peru e acompanhou o curso do Amazonas, conviveu com políticos e coleccionou plantas desconhecidas. Tal como Darwin, levantou suspeitas (os portugueses expulsaram-no do Brasil): conhecia o lado maravilhoso do mundo.

***

Romance para os primeiros dias de praia: ‘As Vinhas da Ilusão’, de Benedetta Cibrario (Porto Editora): uma história de amor, um cenário aristocrata do Piemonte e da Toscânia, a clandestinidade do amor, cosias que interessam sempre.

***

FRASES

"Uma péssima economia e um eleitorado apático podem dar a vitória ao actual primeiro-ministro." Texto do ‘The Economist’ sobre Portugal, ontem, no CM.

"A ideia de que os dois lados da política são a esquerda e a direita já só convence os trouxas." No blogue O Jansenista.

Etiquetas: