junho 25, 2010

Blog # 637

Um grupo de cineastas publicou ontem um manifesto onde, atacando pelo meio o pérfido “cinema americano” e o “cinema pimba” português, acusam a Zon/PT/Lusomundo de sequestrar quase meia centena de filmes portugueses (comprados ao produtor Paulo Branco) e de os esconder dos espectadores. A acusação contra a Zon é grave e deve ser pública, mas o problema é mais vasto e deixa a nu a chamada “indústria cultural” (que, de facto, não existe) e a sua extrema dependência do Estado e também dos seus lóbis (uma vez que o Estado, aprisionado por laços suspeitíssimos à PT, não faz cumprir leis existentes) e vícios. O resto, compreende-se: os cineastas pedem dinheiro para os filmes, distribuição comercial sem riscos e admiração perpétua por parte das massas. Assim até não estava mal.

***

Douglas Coupland é o célebre autor de ‘Geração X’ e de ‘A Vida Depois de Deus’. Publica agora ‘Geração A’ (na Teorema), uma tentativa de revisitar o início do apocalipse anunciado nos seus primeiros livros. Lá vai, lá vai.

***

FRASES

"A solução não é taxar e taxar e taxar: é criar riqueza e diminuir a despesa pública." Paula Teixeira da Cruz, ontem, no CM.

"Ou seja: os outros convergiram, Portugal divergiu." Luís M. Jorge, no blogue Vida Breve.

Etiquetas: