junho 11, 2010

Blog # 627

Assinala-se hoje o centenário do nascimento de Jacques-Yves Cousteau (1910-1997), o oceanógrafo que mudou a nossa maneira de ver o mar e de habitar o planeta. Todos nós viajámos a bordo do ‘Calypso’, o seu navio – e descobrimos a luz e a escuridão do fundo do mar através dos seus olhos. Tudo isto era antes da ecologia; hoje, há ambientalistas e militantes radicais do ecologismo que não sabem o nome das árvores dos jardins ou dos bosques e que nunca viram as imagens (maravilhosas, sim) que Cousteau divulgou nos seus documentários e programas de televisão. Graças a esses documentários muitos despertaram para a necessidade de preservar e de conhecer o mar, ao qual também pertencemos. Era um olhar digno e curioso, deslumbrado e cheio de alegria. Nunca mais houve um assim.

***

Um ‘clássico reunido’, mas não é romance: trata-se de ‘Inéditos de Economia Matemática’, de Bento de Jesus Caraça (edição da Gradiva, introdução de Carlos Bastien) – interessa a economistas e a matemáticos, ou seja, a todos nós.

***

FRASES

"Quem furta é ladrão? Será que se deveria dizer ‘furtador’ do mesmo modo que se diz ‘inverdade’?" Joana Carvalho Dias, no blogue Os Tempos e as Vontades.

"Parece que há mesmo a intenção do Estado de acabar com o mundo rural." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM.

Etiquetas: