junho 23, 2010

Blog # 635

O mais recente Eurobarómetro analisou as perspetivas dos europeus sobre “os impactos sociais da crise”. Segundo o inquérito, os portugueses estão preocupados com a pobreza – e, logo a seguir, com a velhice. Justifica-se. A crise e, depois, maus governantes e maus gestores – ambos deviam ser punidos – fizeram “as pessoas” chegar a este ponto. Não é novo na história portuguesa mas dá uma ideia de como o país pensou o seu futuro: deixando-o ao abandono, evitando pensar nos dias que hão de chegar e promovendo a incerteza absoluta. Estes dados serão determinantes para a nossa maneira de viver e de pensar, e não se combatem com discursos otimistas. O otimismo é uma receita boa para idiotas. Em vez disso, voltar aos nossos limites, à nossa condição, melhorar, varrer a casa.

***

A Livros d’Hoje aposta, para Julho, em ‘A Menina que Não Sabia Ler’, de John Harding – uma história fantástica em redor de uma adolescente que descobre uma biblioteca fechada. E, em redor da biblioteca, como sempre – fantasmas.

***

FRASES

"O sucesso, literário ou qualquer outro, é importante para o reconhecimento da fotogenia." J. E. Agualusa, no blogue A Douta Ignorância.

"Golear a Coreia foi o pior que podia ter acontecido. Não se entrega um Ferrari a um alcoólico." João Pereira Coutinho, ontem, no CM.

Etiquetas: