junho 18, 2010

Blog # 632

De uma associação entre a Sociedade Portuguesa de Autores e a Gestão dos Direitos dos Artistas resultou uma ideia interessante: constituir uma plataforma para apoiar a exportação e internacionalização de música portuguesa. A ideia não é apenas boa mas, também, inovadora, uma vez que, além dos apoios estatais e dos fundos comunitários (uma originalidade europeia que dá para tudo, de salsichas a betão), a Portuguese Music Export vai arrancar com o dinheiro das duas entidades cooperativas. Isto prova que não basta falar da “indústria cultural” como se ela existisse a partir do nada, produto do nosso bom gosto natural; é também necessário trabalhar e investir. E arriscar – porque o êxito do ‘trabalho artístico’ não é um direito adquirido ao alcance de todos os cidadãos.

***

Já há livro para fim de semana: ‘A Morte do Ouvidor’, de Germano Almeida (Caminho) está em cima da mesa. Romance histórico, reenvia-nos ao século XVIII e a uma espécie de ‘inconfidência caboverdiana’ no tempo do Marquês de Pombal.

***

FRASES

"Este teste foi uma chachada, muito mais fácil do que o exame do ano passado." Madalena Abreu, 16 anos, sobre os exames do 9º ano. Ontem, no CM.

"Maradona pode ser Deus, mas não é Jesus." Lourenço Cordeiro, no blogue Complexidade e Contradição.

Etiquetas: