junho 08, 2009

Blog # 369

De entre as várias disciplinas a que convém prestar atenção, há uma que parece estar na ordem do dia: trata-se da “sociologia do incerto” que estuda, por exemplo, o fluxo de trânsito nas cidades, a afluência de gente à praia ou a frequência com que os portugueses fazem sexo. Ontem, Durão Barroso revelou que também já começou a estudar a “sociologia do incerto”, ao referir que o lindo dia de sol “convidava ao exercício da democracia” e ao voto popular, em vez de referir a praia ou os passeios pelos parques. Cavaco Silva, mais terra-a-terra, pediu para os portugueses não aproveitarem os feriados nem o bom tempo; ele sabe como somos preguiçosos. Que influência tem a meteorologia no futuro da democracia? Se chovesse, teria havido menos abstenção? Problemas, só problemas.

***

O século XIX é ainda um mistério hoje em dia. A historiografia oficial apresenta-nos retratos de heróis, mas convém conhecer os vilões. Comece-se por ‘Uma História de Violência Política’, de M. Fátima Bonifácio (Tribuna da História.)

***

FRASES

"O mais importante não é a exibição. Tínhamos de jogar na aventura." Carlos Queirós, sobre o jogo com a Albânia, ontem, no CM.

"A abstenção não terá outra justificação do que a vontade do cidadão de se abster." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho-Carpinteiro.

Etiquetas: