junho 04, 2009

Blog # 367

Arménio Vieira é um homem simples, bem-humorado e um poeta de eleição. Lamento ser pouco lido, porque os seus livros (poucos e difíceis de encontrar, como ‘O Eleito do Sol’ ou ‘No Inferno’) estão publicados de forma artesanal. Nada fazia prever que ganhasse o Prémio Camões, mas o júri entendeu homenagear a literatura de Cabo Verde – compreende-se, porque o país tem autores de primeira ordem, de Eugénio Tavares, Manuel Lopes e Jorge Barbosa até Corsino Fortes, Germano Almeida ou um poeta tão fabuloso como João Vário (que teria merecido o prémio há muito, antes de morrer). Durante anos, o Prémio Camões passeou-se pelos salões da ‘lusofonia’ sem ter descoberto Cabo Verde. Muitas vezes limitou-se a fazer política e diplomacia; se voltar para a literatura não é mal nenhum.

***

É um dos livros mais saborosos da temporada: ‘Verão 2009. Selecção de Vinhos’, de João Paulo Martins (Livros d’Hoje); uma sinfonia de brancos, rosés, espumantes, verdes e colheitas tardias – tudo preparado para a nossa felicidade.

***

FRASES

"Ela tem sido muito tesinha. De facto, tem dado o corpo ao manifesto." Marcelo Rebelo de Sousa, sobre Manuela Ferreira Leite, ontem no CM.

"Acho que se deve votar. O voto branco, nulo e a abstenção são ignorados pelo sistema político." Luís Januário, no blogue A Natureza do Mal.

Etiquetas: