junho 03, 2009

Blog # 366

É muito fácil fazer museus em Portugal: basta declarar-se a intenção de abri-lo. Depois, legisla-se e encontra-se uma lei orgânica e até um quadro de pessoal. Pelo meio, pensa-se no que há de ter o museu como espólio. Se era bom termos um museu da Viagem ou das Descobertas, anuncia-se a sua necessidade pública. Também já se anunciou que estaria iminente a criação de um Museu da Língua e que o orçamento do Estado já tem lá os fundos para a sua criação. A ministra anterior fez o anúncio e o ministro atual insistiu anteontem em acelerar o processo. Num país que não está de acordo sobre o futuro da ortografia e onde o Ministério da Educação aceita e promove a desvalorização dos tesouros da nossa Língua, trata-se de um acontecimento que vai ter belas consequências, vai, vai.

***

Leia um clássico. Neste caso, leia vários – estão todos reunidos numa edição de bolso, barata, e em grande, grande estilo: estão aí as ‘Novelas do Minho’, de Camilo Castelo Branco, histórias inesquecíveis (na 11/17, Bertrand).

***

FRASES

"A GM está na falência porque faz maus carros. Se querem dar esmolas, que o façam às claras." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

"Ele diz que não tem namorada. Continua de coração livre. Aquilo são só amigas." Zezé Camarinha, sobre o cantor Angélico, ontem no CM.

Etiquetas: