junho 02, 2009

Blog # 365

Por que se interessam as pessoas pelo sexo? Porque é bom e viciante – é a explicação mais sensata. E porque o sexo representa tudo o que é vital na existência: o prazer, o sofrimento, o gozo, a dominação, a proximidade. E até o amor. O estudo ontem divulgado pelo CM dá conta de outros pormenores (a perda de calorias) e de um dado essencial: que, apesar de serem “dos mais ativos da Europa”, os portugueses são, também, “dos mais insatisfeitos”. Isto pode ser perturbador mas explica-se: quem ‘mais fala’ de sexo não é, em regra, quem ‘mais pratica’ a modalidade. Com o espaço público cheio de referência a sexo, alguma coisa há de faltar. Falta o fruto proibido: a dissimulação, a clandestinidade, o segredo, a virtude pública que anuncia a devassidão privada. E até a hipocrisia.

***

A Biblioteca Lobo Antunes reúne os livros preferidos do escritor. A D. Quixote lançará ‘A Letra Encarnada’, de Hawthorne, ‘O Coração das Trevas’, de Conrad, e ‘Ilusões Perdidas’, de Balzac. Um guia para a grande literatura.

***

FRASES

"Vital Moreira fez mais pelo PSD em duas semanas que a direcção dos social-democratas num ano." Pedro Marques Lopes, no blogue União de Facto.

"Estou inaugurado e muito feliz por isso." José Saramago, na inauguração da sua estátua, na Azinhaga do Ribatejo. Ontem, no CM.

Etiquetas: