março 18, 2008

Blog # 52

O governador de Nova Iorque demitiu-se do cargo por ter "requisitado" (é este o termo, parece, como se fosse uma questão de almoxarifado ou economato) "os serviços de uma prostituta". Não é novidade. Bill Clinton foi perseguido por causa da sala oval, e uma notável série de senadores e políticos americanos ficou já presa pelas virilhas em episódios mais redundantes do que o facto de haver homens e mulheres no mundo. A vida sexual dos políticos é uma questão pessoal e privada e os políticos têm o direito de mentir ou de não falar sobre essa matéria, como qualquer outra pessoa, a menos que incorram em crimes puníveis pela lei geral. Não sei se governador incorreu em algum dos crimes previstos pela lei geral, mas decerto conhecia as regras (escritas e orais) do sistema. Já há algum problema quando uma pessoa se põe em bicos dos pés numa cruzada moral contra a pornografia e a prostituição e depois é apanhado na contramão. Nesses casos, dá gozo assistir ao espectáculo.

***

Medeiros Ferreira diz no seu blogue que "os franceses acabam de avisar Sarkozy de que não foi para isto que o elegeram há um ano". É verdade. Com Sócrates passa-se o mesmo. Em 2005 ele não foi eleito para mudar Portugal mas para dar paz de espírito e bom viver às pessoas, aterradas com Santana Lopes. Mas a tentação é grande.

***

Andámos na guerra? Isabel Pestana Marques relembra, em 'Das Trincheiras, com Saudade' (Esfera dos Livros) a vida dos militares portugueses durante a I Guerra Mundial.

Para tirar dúvidas: chama-se 'Atual: O Novo Acordo Ortográfico', o livrinho de Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia, e diz, linha a linha, o que vai mudar na nossa ortografia. Fundamental.

***

FRASES

"A segurança tem uma dimensão objectiva e uma dimensão subjectiva." Rui Pereira, ministro da Administração Interna, ontem no CM.

"Qualquer pessoa pode dizer o que pensa, desde que pense nos limites do permitido. Caso contrário, será banida dos media."J. Pinto e Castro no blogue 5 Dias.

Etiquetas: