março 13, 2008

Blog # 49

O porta-voz do PS, Vitalino Canas, descobriu um princípio que, a ser seguido por todos os portugueses, aumentaria a nossa auto-estima até níveis de grande esplendor. Cito da imprensa as suas doutas palavras: "Quando se fazem balanços é, certamente, para realçar aquilo que se fez bem. E, foram tantas as coisas que fizemos bem, que não temos de perder tempo com o que fizermos mal." Vitalino Canas, que há tempos se declarou uma espécie de George Smiley, o personagem silencioso, discreto e amargurado de John Le Carré, vai chegar longe na vida e há-de registar êxito atrás de êxito, até não caber mais em si. É certo que o seu papel é precisamente esse: o de anunciar a salvação do mundo e as boas notícias para os socialistas – e o de reduzir as críticas à dimensão mínima. Tão bem cumpre o seu papel que a sua credibilidade está reduzida a quase nada – ele diz uma coisa, seja sobre o que for, e ninguém acredita. Esse é o motor do seu sucesso. John Le Carré ia adorar.

***

O Vaticano aumentou o número de pecados mortais: 13, um número susceptível. É um esforço de actualização ou de especialização? No judaísmo há 613 mandamentos, uma lista longa. Ora, tudo se devia reduzir à frase do rabino Hillel, do séc. I: "Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti, o resto são comentários."

***

Sai ainda esta semana o admirável romance do chileno José Donoso, 'Casa de Campo' (edição Cavalo de Ferro). Não perca.

Carlos Leone interroga a esquerda e a tentação antidemocrática em 'O Socialismo Nunca Existiu?' (edição Tinta da China). A esquerda para lá da revolução.

***

FRASES

"Os pecados tradicionais, apesar dos seus mais de quinze séculos, continuam actuais."D. Carlos Azevedo, porta-voz dos bispos, ontem no CM

"Afinal, a liberdade em Portugal não deve nada a Álvaro Cunhal? Diga lá, Jerónimo. Surpreenda-
nos, vá."Fernanda Câncio, no blogue Cinco Dias.

Etiquetas: