fevereiro 24, 2007

Hasta que llegue el tren


Em San Carlos de Bariloche, na Patagónia, há um restaurante que conquistou Francisco José Viegas.

Eu tinha partido para Ushuaia para ver se ainda existiam rastos dos personagens de Chatwin, pelo menos em redor da Estancia Harberton, muito perto do lugar onde a América termina, do outro lado do canal Beagle. Acho que, de certa maneira, temos o direito a uma certa alucinação, não só ao refazer o percurso de Bruce Chatwin (Na Patagónia), de Buenos Aires a Ushuaia, mas ao imaginar, por exemplo, Charles Darwin à proa do HMS Beagle, quase tocando Puerto Williams ou visitando Lapataia.

No regresso, desconfiado, parei em Bariloche, San Carlos de Bariloche – e quis visitar a mítica estação ferroviária que marca os trânsitos na Patagónia. Acabei por encontrá-la ao fim da tarde – e era, agora, um restaurante, Hasta que Llegue el Tren, com uma magnífica reserva de vinhos, uma carta de cervejas inesquecível, e um fantástico gigot de cordeiro (além de um prato de queijo assado com chalotas, é o que eu me lembro ter pedido para provar algumas cervejas de El Bolsón).

Depois, a luz fantástica do final da tarde, o humidificador de charutos e um conhaque de Mendoza. Para quem vinha carregado de literatura até aos ossos (chovia muito, estávamos em Julho), o Hasta que Llegue el Tren foi uma surpresa quase tão grande como atravessar as cordilheiras para ver o Pacífico. Só que muito mais saborosa. Recomendo-o.

Hasta que llegue el tren
Av. 12 de Octubre, 2400 Estación San Carlos
Barriloche, Rio Negro - Argentina
Tel. (+54) 294445-7200
http://www.hastaquellegueeltren.com/

in Fugas, suplemento do Jornal Público – 24 Fevereiro 2007


Etiquetas: