janeiro 21, 2010

Blog # 528

Realizou-se em Lisboa uma jornada de protesto contra a pirataria do audiovisual que, como se sabe, prejudica largamente tanto os clubes de vídeo como os próprios produtores e autores. Vem com atraso, lamento informar. Nos EUA e, agora, um pouco por todo o lado, o negócio da música e do audiovisual mudaram radicalmente e desapareceram vários pontos das cadeias de distribuição e comercialização. Em breve o mesmo acontecerá, a outro nível, no caso da edição de livros e jornais, com o avanço das plataformas de leitura eletrónica. As mudanças são hoje mais rápidas do que se supunha que iam ser, e há casos em que vão desaparecer negócios estáveis até hoje. O problema não são apenas os ‘downloads’ ilegais, uma atividade criminosa – é, além disso, uma época que termina.

***

Autobiografia, delírio, divertimento – e também um exercício perfeito de auto-reconhecimento ficcional, de grande desdobramento literário. É isso que está em ‘Verão’, de J. M Coetzee (D. Quixote), um romance a chegar às livrarias.

***

FRASES

"É tão fácil pôr meia dúzia de chavões políticos simpáticos e consensuais em livro." Joana Carvalho Dias, no blogue Hole Horror.

"Acho que não deve ser permitida a adoção a casais homossexuais." Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados. Ontem, no CM.

Etiquetas: