dezembro 18, 2009

Blog # 507

O Acordo Ortográfico entrará em vigor nas escolas apenas em 2011, supõe-se. Não se sabe quando é que o ‘Diário da República’ publicará os decretos já com a nova ortografia, mas é admissível que, tal como aconteceu no Brasil, seja a imprensa a pioneira (atualmente, o diário ‘Record’ já a usa). Por isso, compreendem-se as cautelas evidenciadas pela ministra da Educação, uma vez que ainda não estão disponíveis todos os instrumentos pedagógicos e didáticos para acompanhar o Brasil nesta aventura delicada. Na verdade, e tirando os documentos oficiais, durante alguns anos escrever-se-á como cada um entender, até porque de ambos os lados do Atlântico há vozes autorizadas e dissonantes. Ora, o que é preciso é que se “escreva bem”, o que não tem apenas a ver com a ortografia.

***

A Almedina está a reeditar os livros de Adriano Moreira. É uma boa ideia – assim, podemos revisitar as páginas de ‘Tempo de Vésperas’, anteriores a 1974. São cento e dez páginas inesperadas e cheias de melancolia. Vale a pena ler.

***

FRASES

"Tenho muitos livros para ler e não quero perder tempo com essas 'maquininhas'." António Fagundes, ator brasileiro, sobre as ‘novas tecnologias’. Ontem, no CM.

"Agora vou dizer o que acho sobre o casamento gay. Não acho nada." Luís Januário, no blogue A Natureza do Mal.

Etiquetas: