dezembro 15, 2009

Blog # 504

O Instituto de Meteorologia e a Proteção Civil decretaram “alertas amarelos” para vários distritos, o que eu suponho ser uma precaução, digamos, substancial. O que se passa para haver “alerta amarelo”? Uma ameaça terrorista? Uma barragem que está na iminência de desmoronar? Uma fenda abrindo-se na placa tectónica? Um ‘tsunami’ que se aproxima? Não. Pura e simplesmente, acho que vinham aí uns dias de frio. A Pátria devia agasalhar-se porque as temperaturas, dizem as autoridades, rondariam os zero graus, em média – durante a madrugada. Ora, o que vem dizer-nos o “alerta amarelo”? Que está aí o Inverno, aquela estação do ano em que as temperaturas descem e precisamos de usar lã, de vestir casacos e de ligar o aquecedor. Esta descoberta do Inverno é um grande acontecimento.

***

Luís Miguel Queirós, um jornalista que ama o Porto, escreveu um dos livros mais saborosos sobre a cidade, ‘As Ruas do Porto’ (Figueirinhas), com fotos de José Eduardo Reis a acompanhar. Mais do que um livro: um guia e uma memória.

***

FRASES

"É na blogosfera que se discute política a sério e nunca se discutiu tanta política." Paula Oliveira Silva, autora do livro ‘Blogo, Logo Existo’. Ontem, no CM.

"A história não pára só na estação que nos dá jeito." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho Carpinteiro.

Etiquetas: