dezembro 11, 2009

Blog # 502

Poucos darão por isso, mas hoje é o Dia Internacional das Montanhas. Portugal não preza especialmente a sua natureza – vê as árvores de longe, serem consumidas pela erosão e pelos incêndios, aprecia as montanhas apenas como uma disposição geológica, despreza e suja os rios, maltrata o litoral (uma das nossas maiores riquezas), destrói a paisagem. Num país que tem uma propensão para criar coisas feias ao longo das estradas e em quase todas as vilas do interior, as montanhas são um bem inestimável. Passeamos pouco por elas. Desconhecemos o “espírito das montanhas”, como ignoramos o “espírito das árvores”, a sua grandiosidade e a sua solidão. O país nem lhes sabe os nomes, hoje em dia, convencido de que é uma ninharia. Aos poucos, vamos esquecendo os lugares onde se respira.

***

Para fanáticos de John Le Carré: não gastem todo o dinheiro em Dezembro; a Dom Quixote reeditará, em Janeiro, “A Gente de Smiley”, um dos seus melhores romances de sempre. É indispensável ler para recordar o melhor de Le Carré.

***

FRASES

"Dou graças por não ser deputado neste momento." José Medeiros Ferreira, no blogue Bicho Carpinteiro.

"Desculpem senhores deputados. Se prosseguem eu suspendo os trabalhos." Couto dos Santos, na sessão turbulenta da Comissão de Saúde. Ontem, no CM.

Etiquetas: