dezembro 09, 2009

Blog # 500

Discute-se muito, hoje, a questão “do carácter” dos políticos – mas muito em surdina, porque parece que é vergonhoso perguntar por ele, cada vez mais raro. Contra a questão “do carácter”, levanta-se “o debate de ideias”, aspeto que também merece dúvidas, uma vez que as poucas que circulam são de origem e efeitos duvidosos. No meio da discussão sobre uma coisa e outra, ou nenhuma delas, fica a questão de manter ou de conquistar o poder. Basta ler “Portugal Contemporâneo”, de Oliveira Martins, para perceber como esta intrujice é velha de dois ou mais séculos. Mentira, corrupção, falências e rabos de palha: é isto a política portuguesa no início do século. A linguagem é a mesma de há anos, empertigada, sonsa e vazia. Não é final de ano; é final de regime. A vida segue.

***

Um romance para os tempos de hoje: ‘A Biblioteca da Piscina’, de Alan Hollinghurst (Asa), o mesmo autor de ‘A Linha da Beleza’, de 2004. Às vezes, a sexualidade é um empecilho; outras vezes, uma porta aberta para uma história.

***

FRASES

"Vinha a escorrer sangue e com um grande buraco nas costas, onde levou o tiro." Mulher de Sérgio Oliveira, de 29 anos, na Póvoa de Varzim. Ontem, no CM.

"Nas estatísticas podemos ver tudo, consoante a cor das lentes dos óculos." Miguel Castelo Branco, no blogue Combustões.

Etiquetas: