dezembro 07, 2009

Blog # 498

Comemoram-se hoje os 350 anos da fundação de Ciudad Juárez. Não há quase nada que recomende esta cidade do estado mexicano de Chihuahua, feia e cercada pela violência, como a mais indicada para um turista, a não ser a memória do cinema (‘Man of Fire’, com Denzel Washington, por exemplo, mas também numerosos westerns porque está ligada à fronteira texana de El Paso), da música (‘Cocaine Blues’, de Johnny Cash e ‘Just Like Tom Thumb's Blues’, de Bob Dylan, para não ir mais longe) e da literatura: é um dos cenários de Cormac McCarthy, e o grande palco para o monumental ‘2666’, de Roberto Bolaño, onde aparece como Santa Teresa, a cidade dos mil crimes que ainda aterrorizam a região. A literatura e a sua magia vivem em lugares estranhos, como se sabe. Até em Ciudad Juárez.

***

Santiago Zavala à conversa com Ambrósio em Lima, no Peru corrupto e violento: é este o cenário para ‘Conversa na Catedral’, de Mário Vargas Llosa, em nova edição (D. Quixote) – um dos grandes livros da literatura latino-americana.

***

FRASES

"Por que razão anda tanta gente a ensinar ao PSD qual deve ser a sua política?" José Pacheco Pereira, no blogue Abrupto.

"Na prática, funciona. Mas funcionará na teoria?" Paulo Nogueira, ontem, no CM.

Etiquetas: