dezembro 16, 2009

Blog # 505

Este período – o do Natal – elege a infância como um dos seus temas. As recordações e a alegria da infância. E até o nascimento da infância, propriamente dita, que nem é uma coisa tão antiga como isso. Quem contribuiu decisivamente para que a infância tivesse um destino e um sentido, além de um estatuto, foram os irmãos Grimm. O mais novo deles, Wilhelm, morreu há 150 anos, que deviam ser assinalados hoje. Os contos de Grimm foram decisivos para alimentar a imaginação. Muitos psicólogos e pedagogos acham que os seus contos têm bruxas e monstros a mais – e algumas das suas histórias foram banidas em nome da proteção das criancinhas, que ficam traumatizadas por tudo e por nada, ou porque “os valores mudaram”. Mudaram. Mas a verdade é que nem todas as mudanças são boas.

***

É um dos grandes nomes da literatura cubana, que morreu no exílio em 1990, autor de ‘Antes que Anoiteça’. A Dom Quixote publicará, em Janeiro, ‘Mundo Alucinante’, de Reinaldo Arenas, uma grande homenagem à memória de Havana.

***

FRASES

"Na Holanda uma pessoa para contar na sociedade tem de ler e ter uma estante com livros." J. Rentes de Carvalho, escritor luso-holandês, ontem no CM.

"Está frio. Irra. Hoje volta a não ser bom dia para falar de aquecimento global." Rodrigo Moita de Deus, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: