novembro 30, 2009

Blog # 493

Amanhã, 1 de Dezembro, assinala-se mais um aniversário da restauração da independência portuguesa depois de sessenta anos de domínio espanhol, de 1580 a 1640. A data, hoje, tem pouco significado – e já não é comemorada com festejos, porque “fica mal” estarmos a depreciar um vizinho amável e cúmplice. Uma parte substancial da nossa economia depende de Espanha; Espanha separa-nos e une-nos à Europa; há cada vez mais patrões espanhóis em Portugal; periodicamente, José Saramago fala de União Ibérica. Antigamente, a nossa independência era comemorada contra Espanha; hoje, Espanha está no nosso quotidiano e “o espanhol” já não é grotesco nem empertigado. Finalmente, o Barcelona-Real Madrid de ontem teve mais telespectadores do que muitos jogos portugueses de futebol.

***

Está definido o novo modelo do grupo editorial de Paulo Teixeira Pinto: chamar-se-á Babel (o logo é da autoria do próprio PTP), e inclui as editoras Guimarães, Ática, Athena, K4 – e as clássicas Verbo, Ulisseia e Arcádia. Bem vindo.

***

FRASES

"Não temos necessariamente que ser meninas recatadas e tapadas dos pés à cabeça." Margarida Menezes, fundadora do Clube das Virgens. Ontem, no CM.

"Os jantares em casa de escritoras são muito, muito perigosos." Pedro Vieira, no blogue Irmão Lúcia.

Etiquetas: