novembro 13, 2009

Blog # 482

Com uma subtileza muito hipócrita (mas necessária), costuma distinguir-se entre o que é do domínio da política e o que é património da moral. A distinção vem a calhar quando se nota o esforço para distinguir o que pertence à justiça e o que cabe na zona da política. Não espanta que a justiça seja entregue aos tribunais, aos magistrados, aos advogados e aos comentadores dos códigos, entre outros. Mas causa apreensão que a política seja cada vez mais propriedade dos juristas em geral, entaramelados em leis, processos e casuística adjacente. Esta esquizofrenia está a fazer escola e o objetivo é simples: levar os cidadãos a evitar a política com receio de ferir um princípio jurídico se pronunciarem frases que ultrapassem o hendecassílabo. Deve ser uma campanha negra, deve.

***

É um dos livros da temporada — a ‘História de Portugal’, num volume de 900 páginas coordenado por Rui Ramos, com Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Gonçalo Monteiro. Uma brilhante panorâmica do séc. XIX – foi a parte que já li.

***

FRASES

"Os portugueses terão todo o interesse em saber se se passou algum facto criminal." A. Costa Pinto, politólogo, sobre as escutas a A. Vara e J. Sócrates. Ontem, no CM.

"Quem é que disse que Manuela Ferreira Leite não é a próxima candidata à presidência do PSD?" Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: