novembro 10, 2009

Blog # 479

O caso dos crucifixos nas escolas não tem muito por onde se lhe pegue. O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem determinou que a Itália deve retirá-los e logo se ergueu um enorme aplauso por parte das “associações ateístas”, que entre outras coisas defendem o fim dos símbolos religiosos em todos os espaços públicos, numa toada de ignorância e de ressentimento. Corremos o risco de passar do proselitismo religioso para uma espécie de “proselitismo ateu”, cheio de folclore, de risota e de vigilância apertada: fiscalizar as escolas para expurgá-las e obrigar as autoridades a apertar a mão às escondidas ao Sr. Cardeal Patriarca, como se ele transportasse um vírus. Como não sou católico, estou à vontade no assunto; a escola devia ensinar história das religiões, por exemplo.

***

Reedição a aplaudir: a biografia de Fontes Pereira de Melo, por Maria Filomena Mónica (Aletheia) – um político mal amado e vítima do pior dos males portugueses, a ignorância feita de inveja e provincianismo, à esquerda e à direita.

***

FRASES

"O cinema só tem 100 anos e há muitos grandes filmes." Francis Ford Coppola, ontem, no CM.

"Em crianças eram crentes, agora são crentes ao contrário. Um divã é capaz de ajudar." Henrique Raposo, no blogue Clube das Repúblicas Mortas.

Etiquetas: