novembro 05, 2009

Blog # 476

O governo decidiu quais são os acontecimentos “de interesse generalizado do público” que têm de ser transmitidos em sinal aberto pelas televisões, todos de âmbito desportivo (sete são jogos de futebol, num total de dez). Claro que existe uma ideia de “serviço público”, ao cantinho. Cabe lá o que sabemos. Bem o conheço, ao serviço público: uma espécie de gueto que ninguém quer emitir, a menos que o Estado pague. É curioso como o Estado define aquilo que o público tem manifesto interesse em ver. Como chegou lá, a essa conclusão? Pelo que lhe parece – e pelo que lhe interessa a si próprio. Que a populaça se deixe ficar pela bola, pelo desporto em geral e pelas mensagens dos órgãos de soberania. É um sinal dos tempos e desta gente. Um rico sintoma, se querem que lhes diga.

***

Quem são os Dabney, que desembarcaram em 1806 na ilha do Faial? Maria Filomena Mónica leu-lhes a correspondência (em ‘Os Dabney. Uma Família Americana nos Açores’) e o retrato é tão vivo que comove o leitor de hoje (Tinta da China).

***

FRASES

"Estou arrependida. Se pudesse voltar atrás não o tinha feito." Fátima Velosa, que matou o namorado com ácido sulfúrico e absolvida pelo tribunal, por ser inimputável. Ontem, no CM.

"A ministra continua a ser a Mãe da gripe, sem ver que se pode tornar na sua Viúva." Luís Januário, no blogue A Natureza do Mal.

Etiquetas: