novembro 03, 2009

Blog # 474

A Câmara de Cascais abriu, com a pompa e a circunstância devidas, um museu dedicado à obra de Paula Rego (a Casa das Histórias). Para a tarefa incumbiu Dalila Rodrigues, que já tinha dirigido, com a competência conhecida, o Museu Nacional de Arte Antiga – de que foi polemicamente afastada, por motivos políticos. Depois do sucesso da inauguração, Dalila Rodrigues não foi propriamente afastada do projeto – apenas não foi reconduzida a título definitivo, o que é a mesma coisa. Quem o decidiu? O facto de “não haver unanimidade” no Conselho de Administração da Fundação Paula Rego, sobre o qual correm versões distintas que deixam pairar a suspeita sobre a forma como a Câmara de Cascais conduziu o processo. Política é política, já se vê; mas Dalila Rodrigues merece mais respeito.

***

Na coleção Biblioteca de Babel (originalmente dirigida por Jorge Luís Borges para Franco Maria Ricci, e publicada em Portugal pela Presença), acaba de sair ‘Bartleby, o Escrivão’, de Herman Melville. Um momento de grande beleza.

***

FRASES

"As pessoas andam todas à procura do orgasmo perfeito." Vânia Beliz, sexóloga. Ontem no CM.

"Ontem adormeci a pensar em jogadores ambidextros. Ajudem-me, sou uma pessoa monomaníaca." Bruno Sena Martins, no blogue Avatares de um Desejo.

Etiquetas: