março 09, 2011

Blog # 818

A notícia não pode ser ignorada: um “grupo de trabalho” encarregado pelo Ministério da Cultura de estudar o “património imaterial” (cito: “as tradições e expressões orais”, “as expressões artísticas e manifestações de caráter performativo” e “as práticas sociais, rituais e eventos festivos”, por exemplo) custou 209 mil euros durante um ano – mas apenas se reuniu uma vez e não produziu senão umas páginas soltas. Tudo neste assunto é ridículo. O objeto de estudo é tão vasto que não cabe nas atribuições de um “grupo de missão”; há suficientes livros, teses e arquivos com essa recolha; a finalidade desse trabalho é imprecisa e para completá-la seriam precisos anos e anos; nem tudo o que é património imaterial diz respeito à cultura. Uma preciosidade risível, esta história.

***

A Caminho acaba de publicar uma bela fotobiografia: trata-se de ‘Sophia de Mello Breyner Andresen. Uma vida de poeta’, de Teresa Amado e Paula Morão. Sophia em imagens fatais, que recordam uma das grandes vozes da nossa poesia.

***

FRASES

"Não consta que as crises sejam más para os ricos. Aliás, vejam-se as soluções deste governo." Luís Naves, no blogue Albergue Espanhol

"Parece que há cada vez menos confessionários nas igrejas. Os fiéis evitam confessar-se." Manuel Catarino, ontem, no CM.

Etiquetas: