fevereiro 28, 2011

Blog # 811

Cultura não é apenas uma pose, um estatuto. Um ministro que manda retirar uma ambulância para que o seu carro possa passar – é um ato de barbárie. Cultura é também elegância, respeito, bom trabalho. Veja-se o que se passa na estação de comboios do Estoril: a CP, ou a Refer, fecharam a passagem sobre as linhas. É bom; mas os deficientes que usam cadeiras de rodas deixaram de ter passagem para o lado oposto, a menos que façam um desvio de um quilómetro pela praia. Vejo-os atravessar o paredão do Tamariz, à chuva, em busca de uma passagem. É uma enormidade que dura há um ano. Cultura é isto: ver o mundo, tornar a vida menos impossível. Um ministro palavroso que abusa do espaço público e a falta de uma passagem para deficientes no Estoril são o mesmo ato de barbárie.

***

Abel Barros Baptista é um dos nossos melhores críticos e estudiosos de literatura. Acaba de publicar (na excelente Angelus Novus, de Coimbra) ‘De Espécie Complicada’. Ensaios, crónicas, opiniões a reter e a estudar. Muito bom.

***

FRASES

"Quanto mais o país entrar em crise financeira melhor deve ser a qualidade da democracia." José Medeiros Ferreira, no blogue Córtex Central.

"Jesus foi judeu desde o nascimento até à sua morte." César Vidal, teólogo, ontem, no CM.

Etiquetas: