março 03, 2011

Blog # 814

O que se passou entre 1921 e 2011? Jane Russell. Muitos preferem chamar a atenção para a morena de ‘Os Homens Preferem as Louras’, mas não há como ‘The Outlaw’ (‘A Terra dos Homens Perdidos’), o seu rosto duro e sem promessas, ou ‘Macau’, a face de uma doçura perversa e dramática. Era uma grande, extraordinária atriz? Não. Era Jane Russell, meio cómica e meio trágica, subvalorizada, a fotografia do ‘western’ mais do que clássico, atrevido, a meio tom. Sim, e os seios. Exatamente eles, sem ‘photoshop’ nem armadilhas, inesquecíveis, um tormento amável para os adolescentes quando eu era adolescente, uma lembrança fatal para os adultos quando eu entrei na idade adulta – e as mamas de Jane Russell passaram a esse estatuto. Se o cinema é sonho, não sei bem o que dizer mais.

***

Acaba de sair o segundo volume da ‘História de Portugal e do Império Português’, de A.R. Disney (Guerra e Paz) – e que acompanha o período entre a tomada de Ceuta e o século XVIII. Um risco editorial a seguir com disponibilidade.

***

FRASES

"Os actores, cuja existência aparece sempre rodeada de glamour, vivem com a corda na garganta." Luísa Costa Gomes, ontem, no CM.

"Ainda há intelectuais que não sabem que é proibido proibir." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: