dezembro 24, 2010

Blog # 765

Parece que a pirataria de bens culturais vai merecer, finalmente, atenção das autoridades; o ‘download’ pirata de filmes, de música e de livros, é uma ameaça fatal para um largo setor da economia. Certamente, é preciso que esses setores se adaptem aos novos tempos e acompanhem pelo menos uma parte da euforia digital. O mercado do livro vai ser o próximo a ser afetado. A Wikipedia, generosa nos erros e na sua banalização, queimou milhões de euros investidos por empresas sérias e prestigiadas em enciclopédias de grande qualidade. O triunfo do amadorismo e da banalidade vai ser uma das consequência desta cegueira digital. Proteger os bens culturais da delapidação e defender os direitos de autor é um dever da inteligência e da justiça. Nem percebo a hesitação do governo.

***

A Fundação Gulbenkian acaba de publicar as ‘Memórias’ de Rómulo de Carvalho (António Gedeão como poeta): 550 páginas que contam a vida de uma das grandes figuras da cultura portuguesa do século XX. Ciência, poesia e humanidade.

***

FRASES

"O problema é que nestas presidenciais o segundo lugar não dá acesso a mais nada." José Medeiros Ferreira, no blogue Córtex Frontal.

"Foi o 40º assalto deste ano. Só em dezembro já fui roubado por seis vezes." José C. Mota, proprietário de restaurante em Monte Gordo. Ontem no CM.

Etiquetas: