dezembro 20, 2010

Blog # 761

Os dados do Instituto do Património (IGESPAR) permitem concluir que o parque do Côa, onde foram descobertas as gravuras rupestres, registou cerca de 55 visitantes por dia ao longo dos últimos 15 anos. É muito? É pouco? Depende do ponto de vista. Para a região, que acreditou durante algum tempo que o parque arqueológico seria uma mais-valia, é muito pouco. Para os responsáveis do parque também não será muito; além do mais, o número de visitantes baixou bastante este ano (8 mil em relação à média). Agora, que a decisão de manter o parque é irreversível, não há muito a fazer senão divulgá-lo e apoiar investimentos turísticos capazes de cativar visitantes. É difícil. A vida local resiste ao deserto, como há 30 ou mais anos. A solidão do parque faz parte do seu destino.

***

Em janeiro, a Dom Quixote lançará um documento de valor inestimável: os milhares de crónicas escritas por Vítor Cunha Rego. Seria uma pena que ficassem dispersas e quase esquecidas. Cunha Rego foi um dos nossos mestres-pensadores.

***

FRASES

“A corrida ao ciberespaço foi como a corrida ao ouro. Demasiada areia para peneirar pepitas. José Medeiros Ferreira, no blogue Córtex Frontal.

"A Justiça está cada vez mais permeável às pretensões de grupo oriundas da política. Eduardo Dâmaso, ontem, no CM.

Etiquetas: