dezembro 14, 2010

Blog # 757

John Le Carré, isso mesmo. Leiam John Le Carré. Em ‘O Venerável Espião’, George Smiley vê-se a braços com a destruição de todo o sistema de espionagem britânico. De um dia para o outro, fontes, circuitos de informação, telegramas secretos, nomes de espiões – tudo é posto a nu pelos soviéticos e, por isso, é necessário “começar de novo”. Na época não existia Wikileaks. Mas imaginem, por um instante, que nos dias de hoje convinha “começar de novo” todo o sistema de informações. Nada melhor do que destruir a honorabilidade e os segredos que até então estavam guardados a sete chaves, mas que eram relativamente pecaminosos. Aí está uma forma muito inteligente de “começar de novo” e com a alegria colaborante do “inimigo”. Nada que não se aprenda nos livros de espionagem.

***

A saída de Carlos Veiga Ferreira da Editorial Teorema é mais do que um “ato de gestão”. Todos os bons leitores de hoje são, de alguma maneira, devedores da Teorema e dos livros que ele trouxe para Portugal ao longo de duas décadas.

***

FRASES

"A maioria das empresas só consegue sobreviver com mão-de-obra barata e concorrência desleal." António Ribeiro Ferreira, ontem, no CM

"Deus abençoe a Wikicoisa. Estamos finalmente na ribalta!" Afonso Azevedo Neves, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: