dezembro 06, 2010

Blog # 751

O primeiro-ministro tem uma obsessão benigna com o computador Magalhães, que apresenta ao mundo como uma grande realização do seu governo. Na cimeira ibero-americana José Sócrates disse que o plano tecnológico, de que o Magalhães é símbolo, “melhorou a aprendizagem, aumentou o nível de satisfação dos alunos na sala de aula, mudou a relação entre aluno e professor”, entre outras maravilhas. Esses dados são apenas propaganda, e da mais medíocre e banal. Um pouco por todo o lado, os computadores são retirados da sala de aula, precisamente, porque a aprendizagem piorou, os níveis de conhecimentos baixaram e os resultados são negativos. Vender computadores é uma coisa, e o negócio corre bem. Mas a educação é um assunto sério que não deve ser entregue a vendedores de ilusões.

***

Poemas desde 300AC até 1930: é este o campo coberto por ‘Uma Antologia de Poesia Chinesa’, de Gil de Carvalho, agora reeditada pela Assírio & Alvim. Uma preciosidade no meio do ruído do mundo. Grandes pérolas para conhecer.

***

FRASES

"Carlos César resolveu avisar o continente de que não tenciona acatar as decisões da República." João Pereira Coutinho, ontem, no CM.

"Camarate faz trinta anos, o regicídio fez cem. Conto com um medievalista para saber a verdade." António Figueira, no blogue 5 Dias

Etiquetas: