agosto 02, 2010

Blog # 663

A ministra da Educação não o afirma claramente mas parece estar na calha o fim dos chumbos no ensino obrigatório. Não é o fim do mundo, mas trata-se de uma medida avulsa e que visa limpar estatisticamente o “insucesso escolar”. Uma coisa chamada Confederação das Associações de Pais rejubila (“é a maior revolução no ensino”, diz um dos papagaios), não se sabe se em nome dos filhos ou se para salvar alguma indigência paterna. E, à socapa, avançam-se números: 600 milhões de euros é o custo anual das reprovações; sem elas, vamos ficar mais ricos, mas sem mão na avaliação escolar. O sistema tem soluções para tudo, mesmo se para isso aceitar o apoio dos palermas. Isabel Alçada está a tempo de recuar e de evitar que o seu nome fique associado a uma trapalhada sem explicação.

***

LIVROS DE VERÃO (20). É um dos livros que já me acompanhou no verão passado, e no anterior: ‘A Odisseia de Homero adaptada para Jovens”, por Frederico Lourenço (Livros Cotovia). Deixemo-nos tentar pela tentação.

***

FRASES

"É difícil contemplar o sorriso dos pais de hoje pelos filhos analfabetos que terão amanhã." João Pereira Coutinho, ontem, no CM.

"Mas a verdade é que tudo envelhece. Até a verdade." Bruno Sena Martins, no blogue Avatares de um Desejo.

Etiquetas: