julho 27, 2010

Blog # 659

Julien Gracq nasceu há cem anos. A data diz pouco mas é bom recordar a importância de Gracq (1910-2007) para a chamada “literatura europeia” e para uma prática “moderada” do surrealismo. ‘A Costa das Sirtes’ trouxe-lhe, de bandeja, o prémio Goncourt – que ele recusou para ser coerente com o que escrevera, no anterior (1950), em ‘A Literatura no Estômago’, um manifesto contra os bastidores e as conveniências dos prémios literários franceses. Tanto um livro como outro estão publicados em Portugal (na Vega e na Assírio e Alvim, respetivamente) e podem abrir a porta para a experiência da literatura que nunca abandonou a sua raiz romântica, intimista e pessoalíssima. Gracq falava dos livros como “objetos amados”, e defendia uma certa “pureza da literatura”. Já não há disso.

***

LIVROS DE VERÃO (16). Esgotado durante anos, é reeditado ‘O Complexo de Portnoy’, de Philip Roth (D. Quixote). É o Roth mais radical, mais livre e mais frontal. Tema? Sexo, condição masculina, judaísmo, culpa. À beira da apoplexia.

***

FRASES

"Venho todos os anos e é a primeira vez que vejo a feira vazia. Isto está mesmo mau
Frequentadora dos saldos de livros no Mercado da Ribeira. Ontem, no CM."

"As certidões de óbito passadas aos livros na forma impressa não são de hoje." José Mário Silva, no blogue Bibliotecário de Babel.

Etiquetas: