julho 21, 2010

Blog # 655

Hoje, pouca gente sabe o que é um marco geodésico, para que serve e como se calcula a sua posição exata. Dizemos “milhares de quilómetros” e admitimos que a medida está certa. No século XVII havia dificuldades e Jean Picard resolveu-as a partir de cálculos que ainda hoje nos fazem inveja. Foi assim que chegou aos 6.328,9 quilómetros, o raio terrestre (valor corrigido hoje em 0,44%). Daí em diante, as nossas medições e cálculos foram mais fáceis, meridiano a meridiano, até conseguir uma fiabilidade assombrosa para a cartografia. Além dos trabalhos como astrónomo (uma cratera lunar tem o seu nome), interessou-se pela luz, pela fosforescência dos materiais ou pela ascensão dos objetos celestes. Nasceu há 390 anos, que se assinalam hoje. Picard era um talento poético.

***

LIVROS DE VERÃO (12). A Dom Quixote resolveu publicar, juntando livros, os vários volumes do ‘Diário’ de Miguel Torga (de quem já reuniu a poesia). Estão aí estes: no primeiro, do I ao IV volumes; no segundo, do V ao VIII.

***

FRASES

"Esta proposta do PSD […] permite ao PS um novo fôlego na próxima campanha eleitoral." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

"Comecei a jogar futebol aos quatro anos porque o médico disse que eu era muito nervoso." Di Maria, ontem, no CM.

Etiquetas: