julho 20, 2010

Blog # 654

Em Gaza, o Hamas, que já tinha decretado o uso do véu feminino em edifícios públicos, bem como a interdição de as mulheres andarem sozinhas na praia, proibiu-as de fumar cachimbo d’água (narguilé) em público. Do público ao privado vai um saltinho. E do cachimbo d’água ao cigarro, um salto ainda mais pequeno. Vários donos de cafés de Gaza foram presos por não terem acatado a ordem. O cenário é conhecido de outros países islâmicos e o Afeganistão talibã foi um laboratório para medidas idênticas, que incluíam a proibição de música. Nada disto é estranho (restaurantes, farmácias e cabeleireiros já foram atacados à pedrada) porque faz parte do código genético do Hamas. Espera-se a formação de uma “flotilha humanitária” em solidariedade para com as mulheres palestinianas.

***

LIVROS DO VERÃO (11). A Tinta da China publica, para este verão, ‘O Livro da Selva’, de Rudyard Kipling, em tradução de Júlio Henriques. Edição cuidada, à antiga, com os pormenores que fazem os bons livros. Boa oportunidade.

***

FRASES

"O combate à criminalidade económica tem sido um fracasso – para o País corar de vergonha." Manuel Catarino, ontem, no CM.

"A estupidez é pior quando os que dela padecem estão em posição de a reproduzir nos outros." Carlos Botelho, no blogue Cachimbo de Magritte.

Etiquetas: