junho 29, 2010

Blog # 639

A crise chegou, em força, aos dinheiros da cultura. O cinema, por exemplo, está a ser rudemente atingido (a rodagem do novo filme de João Canijo já foi interrompida por quebra de promessa do Instituto do Cinema) e as “outras artes” estão na fila. É verdade que o dinheiro aplicado na cultura se tornou mais rendível do que o destinado a ‘boys’ ou ‘empresas amigas’; e muitas falências perpetradas por gestores criminosos receberam mais apoio do que a cultura no seu todo. Mas deve notar-se que o Estado alimentou projetos de grandeza sem poder cumpri-los, como se quisesse financiar a ‘indústria cultural’ no seu todo, à maneira de um mecenas prodigioso e intratável. Isso é uma coisa. Outra, a forma como procede a cortes cegos e encolhe os ombros como se não fosse com ele.

***

Em ano de comemoração dos cem anos da República, a Texto lança no próximo mês uma pequena biografia do polémico Afonso Costa – é da autoria de Filipe Ribeiro de Meneses, professor universitário na Irlanda.

***

FRASES

"Após mais de cem anos, os ingleses podem ainda não ter compreendido como se joga futebol." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

"Oxalá a Seleção nos ajude, porque esta semana os portugueses vão sentir o aperto do cinto." Armando Esteves Pereira, ontem, no CM

Etiquetas: