maio 21, 2010

Blog # 613

Morreu Robert Laffont. A informação necrológica banaliza-se, mas Robert Laffont é imortal – ele era, para a edição francesa, um nome histórico e fatal, o de quem acompanhou um século de livros. Tinha 93 anos e a vida dos livros ressente-se destas notícias, como se uma época tivesse terminado. De certa maneira, terminou e Robert Laffont era o intérprete desse papel muitas vezes ignorado: o do homem que busca um livro decisivo em cada momento, um autor que preencha o vazio da espécie. Na vida cultural de um país, como de uma época, os editores são responsáveis pela formação de várias gerações. Não se trata de uma missão espiritual — mas de um modo de vida e de encarar as estantes da Grande Biblioteca, um universo sempre disponível para nos perdermos no seu labirinto.

***

É já a 19 de Junho que chega às livrarias ‘O Original de Laura’, o inédito póstumo de Vladimir Nabokov (a publicar pela Teorema): uma história de amargura e infidelidade que relembra o melhor do autor de ‘Lolita’. Vamos a ele.

***

FRASES

"Se o próximo campeonato terá Paulo Bento? Não sei se terá..." Paulo Bento, ontem, no CM.

"Descobri que lia mais blogues do que jornais para me manter informada." Maria do Rosário Pedreira, no blogue As Horas Extraordinárias.

Etiquetas: