maio 14, 2010

Blog # 608

São tempos difíceis. Impostos, arrecadação fiscal, menos dinheiro, mais dificuldade de viver. Não é a ‘dificuldade de viver’ que vem na literatura ou nos livros, e de que os poetas falam – é a outra, mais real, que afetará milhões de portugueses que não vão discutir o orçamento de Estado nem os ‘pactos de estabilidade’ e que não vão ser ouvidos quando os governos gastarem demais. A linguagem da ‘vida real’ pode soar excessiva aos corações sensíveis da cultura, mas convém estarmos preparados para dias difíceis e para caminhos de onde se cai facilmente para o abismo. A ‘dificuldade de viver excecional’, ontem anunciada, acrescenta-se à já habitual. É apenas o princípio de um purgatório. Este é o preço (elevado, sem dúvida) a pagar pela mentira que tomou conta da política.

***

Patrick McGrath é o autor de ‘Spider’, adaptado ao cinema por David Cronenberg. A Bertrand publica, esta semana, o seu novo livro, ‘Trauma’, finalista do Prémio Costa. Se Cronenberg gostar, estamos feitos. É uma maneira de dizer.

***

FRASES

"Acho que tem de haver um equilíbrio, porque os pobres é que não podem ficar mais pobres." Bispo D. Januário Torgal Ferreira, ontem, no CM.

"Num instante arrecadou mil milhões. E o povo a cantar o rosário de vela na mão." Luís Januário, no blogue A Natureza do Mal.

Etiquetas: