maio 19, 2010

Blog # 611

Informou este jornal que há um ambiente de grande preocupação no Gabinete de Atendimento à Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica, em Moçambique. O caso é que na província de Nampula, no norte do país, começa a ser “alarmante” o número de homens agredidos e maltratados. Em consequência – nos últimos tempos – 41 mulheres “foram abandonadas pelos maridos” devido à conduta violenta das suas companheiras. Para quem leu os livros de Paulina Chiziane pode não haver muita surpresa; os antropólogos falarão do “sistema matriarcal” que reina entre os planaltos e os campos de algodão; e há quem assinale que em África as coisas acontecem da maneira correta. Seja como for, justifica-se a ironia: depois da guerra os homens apanham, para aprenderem a comportar-se em casa.

***

Colm Tóibín é um dos grandes autores irlandeses de hoje, a par de Banville, Doyle ou Ronan. A Bertrand publica ‘Brooklyn’ este mês – e Tóibín, que escreveu essas pérolas que são ‘The South’ e ‘The Heather Blazing’, vem a Portugal.

***

FRASES

"Grande parte da riqueza que por aí anda tem uma proveniência totalmente desconhecida." Eduardo Dâmaso, ontem, no CM.

"Tenho boas e más notícias. As boas: temos ouro. As más: o ouro não chega." Rodrigo Moita de Deus, no blogue 31 da Armada.

Etiquetas: