maio 20, 2010

Blog # 612

Na morte de Edoardo Sanguineti (1930-2010) recordo que li uma antologia sua na minha adolescência. Foi estranho alguém falar na “na possibilidade da contemplação”. Mas li-o sobretudo como crítico (Sanguineti era um estudioso de Dante – publicou um ensaio provocador, ‘Dante Reacionário’ – ou de Bocaccio, além de um grande especialista em estudos clássicos, gregos e latinos): inteligente e moderno, quase tanto como “alinhado” com o partido comunista, antes e depois da queda do Muro de Berlim (“nem em Cuba existe socialismo”, dizia), o que não lhe roubou a capacidade de encantar-se com as palavras e a poesia. Este genovês cosmopolita e divertido dizia que a poesia não estava morta morrer – mas leva uma vida clandestina. São muito diferentes os caminhos que levam até ela.

***

Um Mundo Sem Europeus’, de Henrique Raposo (Guerra e Paz), é um livro indispensável para compreender como o “orgulho europeu” está ferido e a Europa não tem já importância – lançamento a 2 de Junho, com Rui Ramos e Pedro Lomba.

***

FRASES

"Os fariseus andaram na festa com o Benfica e Sua Santidade. E agora veio-lhes a crise […]." Luís Januário, no blogue A Natureza do Mal.

"Às vezes as coisas são mais claras quando pioram." Jean-Luc Godard, ontem, no CM.

Etiquetas: