março 25, 2010

Blog # 572

Volta a falar-se da privatização da RTP. Periodicamente, o assunto regressa e toda a gente sabe que não se avançará muito na discussão porque, tal como estão as coisas, interessa a todos os partidos manter um módico de controle sobre a informação da televisão pública. O problema não é esse. A questão está em ver se a RTP (supõe-se que seja a RTP1) oferece alguma coisa substancialmente diferente do que oferecem os outros canais – e se a sua (eventual) qualidade for uma marca distintiva. Não me parece, se bem que haja arremedos. Nesse sentido, a privatização da RTP faz sentido. O que o ministro das Finanças diz é outra coisa: primeiro põe-se a RTP com as contas em dia à conta do orçamento do Estado; depois, sim, vende-se. Exatamente ao contrário do que é preciso fazer.

***

No meio de títulos e títulos de romances desenhados pelo mesmo escantilhão, aí está, prestes a chegar às livrarias, o novo romance de Ian McEwan, ‘Solar’ (Gradiva). É uma das leituras (boas) para as férias da Páscoa.

***

FRASES

"Não se percebe quais os critérios que levam à privatização dos Correios e excluem a da RTP." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

"O carro ganhou vida própria [após um despiste]." Frase atribuída pelo MP a Maria Paula Dias, que atropelou três pessoas. Ontem, no CM.

Etiquetas: