março 16, 2010

Blog # 565

O ressentimento de Santana Lopes permitiu que um dos factos relevantes do recente congresso do PSD tivesse sido a “lei da rolha”, que suscitou indignação merecida e justificada. Todos os partidos têm fugas estatutárias que permitem outras rolhas. Cumpre no entanto dizer-se que a proposta foi aprovada por larga maioria, o que sintetiza bastante a opinião que “os portugueses” têm sobre “a liberdade” e a “asfixia democrática”. Durante a guerra civil do século XIX, D. Pedro IV sabia do que falava quando lançou o aviso: “Portugueses, não me obrigueis a libertar-vos pela força!” Claro que “os portugueses” não se deixaram impressionar com a ameaça, e preferiram a força. Parece que, no caso do PSD, as bases estão fartas de vozes dissonantes – mas, mesmo assim, causa impressão.

***

É o 1.º Volume de uma ‘História de Portugal’ e intitula-se ‘Donde Viemos’ (Caminho). Com simplicidade, expõe as nossas origens. Ou seja: quem ocupou este território antes da nacionalidade. E tem a nacionalidade algum sentido?

***

FRASES

"Vou pegar na calculadora e ver quantas vezes me poderiam expulsar do partido." António Manuel Venda, sobre a lei da rolha do PSD, no blogue Delito de Opinião.

"Finalmente, os traidores vão ser calados, em vez de ajudarem os adversários." Leitor V. Guerra, sobre a lei da rolha do PSD. Ontem, no CM Online.

Etiquetas: