março 15, 2010

Blog # 564

A Mesquita de Lisboa comemorou ontem 25 anos de existência. Desde o século XV, que nenhum templo muçulmano tinha sido construído em Lisboa. Um dia, depois do 11 de Setembro, levei o rabino de Lisboa à mesquita para tomarmos um café e, na semana seguinte, levei o xeique à sinagoga Shaare Tikvá para almoçar. Se há uma vantagem de que podemos usufruir em Portugal é o de sermos mais tolerantes em matéria religiosa. Temos razões para isso: a perseguição religiosa deixou Portugal mais pobre desde o século XVI. A sinagoga de Lisboa teve de esconder a sua porta até 1974. Os protestantes foram silenciados e marginalizados. Só com a descolonização Portugal descobriu que havia muçulmanos no seu território. São muitos anos de desconfiança e de maldade. Mas cada um já tem a sua casa.

***

Surpresa para Abril de onde menos se espera: o diretor de ‘A Bola’, Vítor Serpa, está cansado de bola e publica (na Dom Quixote) um romance: ‘Tanta Gente em Mim’, o retrato da sua geração no pós-25 de Abril.

***

FRASES

"Se é para receber Jesus, não importa quem o traz. Tanto vale ser um padre como um leigo." Paroquiano de Vilar do Monte, Barcelos. Ontem, no CM.

"Não estávamos, em Setembro de 2009, no melhor dos mundos, com cinco linhas de TGV?" Núncio, no blogue O Divã de Maquiavel.

Etiquetas: