março 17, 2010

Blog # 566

Uma parte do segundo mandato do governo de José Sócrates está ocupada em corrigir patetices cometidas no primeiro. No caso da Educação, a ministra Isabel Alçada reagiu bem ao “caso Leandro”, mandando efetuar novo inquérito e declarando-se preocupada com a violência nas escolas, mais do que com as estatísticas e estatutos adquiridos. Mas a correção não abrange apenas os governos socialistas – ao longo dos últimos 30 anos houve demasiados sociólogos e pedagogos a tentar explicar o fenómeno e poucos políticos a tomar as decisões corretas. O que prova que a verdadeira revolução no ensino tem de começar pelos ‘corredores do Ministério’, onde se albergaram os técnicos que fizeram das nossas escolas vulgares laboratórios e, dos alunos, cobaias. O resultado é como se vê. Mau.

***

O novo romance de Filomena Marona Beja, prémio APE de 2007, leva o título ‘Bute Daí, Zé!’ (edição da Sextante). Está em leitura. Mas é estranho para quem tem um dos mais belos títulos da nossa ficção (‘A Duração dos Crepúsculos’).

***

FRASES

"Vivemos uma situação grave de asfixia crítica, para usar o vocabulário que está na moda." Jorge Silva Melo, encenador. Ontem, no CM.

"O Partido Socialista é socialista nos anos eleitorais, neoliberal nos restantes." João Miranda, no blogue Blasfémias.

Etiquetas: