dezembro 30, 2009

Blog # 514

Há quem rejubile com os gastos excessivos que os portugueses prodigalizaram neste último mês do ano – entre 1 e 26 de Dezembro foram levantados 2.131 milhões de euros no multibanco e feitas compras no valor de 2.577 milhões pelos cartões de débito. É muito, é pouco? Se acrescentarmos que a maioria absoluta dos programas de viagens para o final do ano no estrangeiro está esgotada, o cenário é mais do que festivo: é preocupante. Lamento desiludir, mas isso acontece sempre a anteceder os períodos de depressão. De onde vem tanto dinheiro? Do endividamento e do cenário de juros baixos, que mudará em 2010. Não é preciso ser economista para perceber o que significa esta corrida idiota ao consumo: ou as notícias sobre a crise são falsas, ou os portugueses apreciam o abismo.

***

LIVROS DO ANO: Depois do belíssimo ‘As Mulheres do Meu Pai’, pensava-se que J. Eduardo Agualusa tinha de recuperar o fôlego. Está lá todo, em ‘Barroco Tropical’ (Dom Quixote), uma pérola de literatura em estado poético. Prodigioso.

***

FRASES

"Mais do que de ideias, o PSD precisa de pessoas que saibam apresentar ideias." Constança Cunha e Sá, ontem, no CM.

"A tranquilidade dos professores e os altos salários não vão dar para pagar todos os prejuízos." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.

Etiquetas: