dezembro 29, 2009

Blog # 513

Camilo é o nosso grande romancista. E humorista. Romântico, dramático, trágico, satírico, de ir às lágrimas e de chorar de rir. A língua portuguesa rejubila com ele. Os seus personagens são desenhados a fio de prata, iluminando a prosa. O realizador chileno Raúl Ruiz escolheu ‘Mistérios de Lisboa’ para filmar e quer continuar com ‘O Livro Negro do Padre Dinis’, outra obra romântica fantástica com um pouco de ‘O Monte dos Vendavais’. Manoel de Oliveira transformou Camilo em teatro radiofónico, o que é pouco para o génio absoluto do autor de ‘A Brasileira de Prazins’. Talvez o chileno Ruiz compreenda esse talento extraordinário de ficcionista e historiador, que os portugueses ignoram por não ser “moderno”, nem “francês”, nem “cosmopolita”. Por isso é o melhor de nós.

***

LIVROS DO ANO: ‘O Prazer e o Tédio’, de José Carlos Barros (Oficina do Livro) é um folhetim romanesco e romântico passado num cenário de bosques, aldeias transmontanas, sexo e devassidão. Beleza pura como é raro na nossa ficção.

***

FRASES

"O meu desafio não é fazer o melhor filme português, mas sim o mais português." Raúl Ruiz, realizador chileno, que filma Camilo Castelo Branco. Ontem, no CM.

"Passei a dar guarida permanente debaixo do meu próprio tecto a um dicionário de português." Maradona, no blogue A Causa Foi Modificada.

Etiquetas: