novembro 24, 2009

Blog # 489

A Origem das Espécies’, de Charles Darwin, o livro que mudou a nossa forma de pensar o ser vivo e a sua relação com a Natureza, foi publicado há exatamente 150 anos, assinalados hoje em todo o mundo. Poucos leram ‘A Origem das Espécies’ – é um livro surpreendentemente bem escrito, onde é visível o dom da clareza. Um retrato assim maravilhado só podia comover os criacionistas, que defendem a intervenção superior da Mão Divina (desta forma ou sob a forma do “desenho inteligente”) na criação do mundo e na evolução do ser vivo; pelo contrário, não só relativizam a importância de Darwin como, em alguns casos, o denunciam como o grande inimigo (“adversário” não basta) da religião. Não interessa. Só o facto de permanecerem imunes à beleza deste livro já é assustador.

***

É uma das boas novidades da temporada: ‘Outras Vozes, Outros Lugares’, o primeiro romance de Truman Capote, é publicado durante esta semana pela Sextante. Em 2008, a Sextante já tinha publicado os ‘Contos Completos’ de Capote.

***

FRASES

"No nosso pais, há crimes, mas não há criminosos." Joana Carvalho Dias, no blogue Hole Horror.

"Pinto Monteiro tem o dever jurídico de mostrar ao País o teor das escutas." Paulo Pinto de Albuquerque, penalista. Ontem, no CM.

Etiquetas: